segunda-feira, 4 de julho de 2016

Semente de tudo.








A educação é a base de tudo e de qualquer coisa. Tanto as pessoas que querem e lutam por um planeta Terra melhor, quanto aquelas (que infelizmente ao longo da história da humanidade são as que tem o poder de decisão) que querem e lutam por um planeta Terra caótico, desequilibrado e desigual, sabem disso. Essa luta do bem e do mal, vê na educação sua principal aliada; tanto para o bem , que é uma educação que ensina a pensar, que liberta as mentes e os indivíduos, quanto para o mal (que é a educação que temos atualmente na grande maioria das escolas). Uma educação que quer as crianças, jovens e professores, não pensem. Que sejam limitados, desinteressados e insatisfeitos. Na sociedade altamente competitiva em que vivemos hoje, é necessária a aplicação de novos conhecimentos. As profundas e rápidas mudanças que ocorrem no atual momento da civilização têm levado muitas pessoas a experimentarem, com frequência, insegurança e mal estar, sentindo-se desajustados. A escola deve então repensar a formação de seu aluno ajudando-o a tomar o rumo ideal para a realização de seu projeto de vida. A escola deve resgatar o poder político da população para a elaboração de valores sociais calcados na emancipação humana vinculada a vontade democrática.
Os novos desafios, os paradoxos do progresso, as novas formas de trabalho, de organização social, as drogas, a violência, a exclusão, as diferenças sociais, a preservação do meio ambiente, são problemas que exigem novas soluções e muito mais empenho da educação.
Pensar numa alternativa social que busca a superação da barbárie implica entre outras coisas, pensar na formação humana, voltada para a formação cidadã. Cidadania é um direito e dever de todos os seres humanos em sua manifestação diária de seres políticos. Esses cidadãos devem ser formados através de uma consciência critica e reflexiva, capazes de imaginar um mundo menos cruel. Capazes de se indignar diante das injustiças sociais, discriminação de mulheres, negro, índios e de toda e qualquer forma de violência, que nega o direito do povo de serem cidadãos. O sonho de um mundo melhor, requer capacidade para criá-lo.
Em período decisivo para o futuro a curto prazo, iremos eleger que tipo de candidato? O que pensa na educação para o bem ou para o mal? A escolha é de cada um de nós.


Nenhum comentário:

Postar um comentário